Turnover: como evitá-lo?

22 de setembro de 2014 Blog

 

A competitividade entre empresas de T.I. é notória. Em razão disto, um dos maiores percalços no setor é a alta rotatividade de profissionais. A esta constante “ida e vinda” de colaboradores em uma organização é dado o nome técnico de turnover.   Para manter um baixo nível de turnover os esforços das empresas na retenção de funcionários estão visivelmente crescendo. Afinal, sabemos que o turnover não prejudica somente o ciclo de desenvolvimento da empresa, mas também pode afetar a carreira do colaborador.

 

A Datum T.I., com anos de experiência no mercado de T.I., utiliza algumas estratégias comprovadas para lidar com o problema do turnover seja internamente ou com nossos profissionais alocados. Com isto possibilitamos que nossos clientes reduzam seus custos de substituição de funcionários e que estes tenham um melhor ambiente de trabalho. Por isso, seguem algumas dicas da nossa equipe para evitar esse tipo de obstáculo corporativo.

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Seleção assertiva

Selecionar a pessoa certa para o lugar certo é o primeiro passo para evitar o turnover. É necessário que haja um processo seletivo bem conduzido e totalmente orientado à encontrar talentos que se encaixem no perfil desejado para a posição, além de estar de acordo com os princípios estabelecidos pela empresa-cliente, como objetivos, valores e metas.

 

Interesses alinhados

Negociar horários, salários e atividades de maneira que estejam alinhados com os interesses da empresa e do profissional é uma medida fundamental na retenção do colaborador. Sempre importante citar que uma remuneração é um dos fatores que motivam a permanência, mas, certamente, não é o único. Oferecer benefícios, como auxílio para saúde, educação e outros que motivem o desenvolvimento do profissional, pode se tornar um grande diferencial para retê-lo na corporação, estabelecendo uma ótima conexão entre a empresa e o funcionário.

 

Invista e motive

Proporcionar ao profissional um ambiente confortável e bem equipado para atuar é motivar o colaborador a buscar atingir todo seu potencial. Permitir o crescimento daqueles que atuam em sua empresa é investir e confiar em suas capacidades. Oferecer plano de carreira, treinamentos, reciclagens, benefícios e desafios diários é essencial para empresas que querem manter um bom funcionário motivado e fazendo um ótimo trabalho.

 

Feedback constante

Caso um desligamento venha a ocorrer, realizar uma entrevista de saída e questioná-lo, da melhor maneira possível, sobre os motivos que o levaram a trocar de emprego, auxilia a empresa a diagnosticar quais pontos devem ser modificados ou destacados para haver uma maior retenção de profissionais. Ou, ainda melhor, caso a empresa tenha estrutura suficiente, mantenha ciclos de feedback interno constante para identificar pontos positivos e negativos com antecedência. Isto demonstra o interesse da empresa na opinião de seus colaboradores. Importante também, quando possível, agir de acordo com as sugestões/críticas mais frequentes ou ao menos dar algum retorno, pois caso contrário fica a sensação de não ser ouvido.

 

Essas são algumas medidas que evitam o turnover e permitem que a empresa possua um relacionamento melhor e mais duradouro com seus colaboradores. Para saber mais dicas sobre como desenvolver práticas que consolidem uma maior aproximação com seu público, fique atento ao nosso blog.

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