Tecnologia da Informação: a grande aliada do agronegócio

8 de setembro de 2014 Blog, Destaques

Ontem, encerrou a semana da Expointer, período em que o agronegócio gaúcho ganha visibilidade nacional. E, com o aumento e evolução dos processos de produção agrícola no Estado, a tecnologia passa a ser fator essencial no auxílio da competitividade mercadológica desse setor.

Mas como a Tecnologia da Informação pode agregar valor a esse mercado? A resposta é simples: criando soluções inteligentes para gerar eficácia e melhoria dos processos internos, assertividade no controle da produção e agilidade na comercialização; além de evitar desperdício de recursos naturais, como por exemplo, o gerenciamento da irrigação no plantio, por meio de dispositivos que monitoram o volume de água.

No Brasil, porém, ainda há poucas empresas que desenvolvem software para a gestão do agronegócio, mas acredita-se que esse nicho terá constante crescimento. Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil é um dos principais fornecedores agrícolas do mundo e o agronegócio representa 1/3 do PIB brasileiro, tendo grande relevância para a economia do país.

IMG_0972

A Datum T.I. foi uma das empresas que inovou no ramo de software para o agronegócio ao desenvolver, junto a um de seus clientes, Sistema de Armazenagem e Controle (SAC), que permite ao empresário e/ou agricultor, atingir um nível de excelência em qualidade, controle e comercialização dos produtos. A iniciativa pioneira rendeu à empresa a conquista do Prêmio Professor Doutor Imre Simon 2013, concedido pela Assespro Nacional, na categoria Solução para o Agronegócio.

Atualmente, a cooperativa para qual o sistema foi desenvolvido, possui 09 unidades replicando e utilizando o software. A ferramenta criada está dentro de normas e legislações do setor e oportunizou a melhoria dos controles internos nos processos de armazenagem e agilidade das informações pertinentes para as demais áreas da organização e clientes.

Podemos perceber então, que a aliança entre tecnologia e os diversos setores que envolvem a agricultura brasileira, se encaminham para uma maior aproximação na busca de mais produtividade. Essa junção merece atenção das empresas de T.I. gerando confiabilidade na realização de projetos direcionados à melhoria dos sistemas de produção agrícola, pois com o auxílio tecnológico e evolução constante da economia, a produção agrícola ficará cada vez mais prática e ágil.

 

Fonte: http://www.hagah.com.br/especial/rs/agricultura-e-pecuaria/19,1646,4112617,Por-que-o-agronegocio-e-tao-importante-para-a-economia-do-Brasil.html

Comentários

  • (will not be published)