Certificação: um importante degrau para o crescimento profissional

29 de setembro de 2014 Blog

Crescer profissionalmente requer esforço, determinação e disciplina. Todo profissional que tiver essas qualidades poderá ter vantagem competitiva diante de outros candidatos a uma disputada vaga, mas há alguns elementos fundamentais nesse percurso.

O aprimoramento das qualificações, por exemplo, é quesito indispensável para o profissional que quer ter um bom cargo, principalmente em uma área tão competitiva e exigente como a TI. Por isso, separamos uma lista com cinco das principais certificações, suas características e como podem auxiliá-lo(a) na vida profissional.

 

  1. ITIL

Criada em 1989 pela CCTA, a ITIL é uma biblioteca que reúne as melhores práticas em gerenciamento de TI. Com ela, o profissional estará capacitado a gerenciar os processos de T.I. com foco na gestão de serviços e pessoas com uma ampla visão para o crescimento da empresa.

Dividida em quatro níveis (Foundation, Intermediário, Expert e Master), pode ser conseguida por meio de exame oferecido por vários institutos autorizados.

 

mercado-trabalho

 

  1. PMP

Dirigida a Gerentes de Projetos, a mais respeitada e reconhecida certificação nesse cargo visa atestar a formação, experiência e competência desse tipo de profissional.

Para a obtenção dessa certificação, há requisitos de acordo com a formação acadêmica. Assim, quem tiver o curso Superior completo necessita de 4.500 horas nos últimos 6 anos; já quem tem o Ensino Médio, é requisitado 7.500 horas de experiência nos últimos 8 anos.

 

  1. Oracle OCA/OCP e OCM

Tanto para desenvolvedores quanto DBAs, as certificações associadas a Oracle mostram-se extremamente importantes na busca de um lugar ao sol na área da T.I.  Desde o nível inicialOracle Certified Associate, passando pelo intermediário Oracle Certified Professional para quem tem nível técnico mais avançado e, finalmente, chegando ao Oracle Certified Master para quem é considerado expert e recebe o nível superior.

Sem dúvida alguma, as certificações Oracle concedem ao profissional larga vantagem competitiva.

 

  1. JAVA

Atualmente, Java está aplicado na maioria das páginas da internet e possui um ampliado mercado para esse tipo de profissional. Há várias diretrizes para quem pretende seguir carreira nessa tecnologia e desenvolver aplicativos que serão implementados na web. O desenvolvedor que decide ter uma certificação Java pode optar dentre várias certificações, voltadas para a área de desenvolvimento.

 

  1. Microsoft

As certificações da Microsoft são muito valorizadas e respeitadas no mundo todo. Ao profissional, elas concedem reconhecimento e uma grande probabilidade de avanço na carreira.

Para obter uma dessas certificações, é necessário, primeiro, escolher qual a melhor para si diante de tantas oferecidas e, depois, realizar exames em entidades acreditadas pela Microsoft.

 

Dica de Ouro:Para quem está começando, o melhor caminho é cursar um treinamento presencial e vasculhar a internet em busca de exames e simulados. Foco e disciplina são importantes; para isso é necessário reservar um tempo todos os dias para dedicar-se ao estudo individual, realizando anotações em cadernos, escrevendo cartões com notas e mapas mentais dos principais conceitos. Estudos mostram que, quando as anotações são manuais e não através de computador, a retenção do conhecimento é mais eficiente. Por fim, praticar a releitura dos pontos mais importantes diariamente e realizar simulados a cada 3 dias medindo a evolução.”  (Alexandre Zanetti, CEO da DATUM T.I.)

 

É importante destacar que as certificações não garantem um emprego ou um alto cargo, mas possibilitam o crescimento profissional de maneira mais rápida e assertiva, auxiliando quem estiver trilhando esse caminho. Além disso, para passar nas provas e solidificar as competências necessárias, o candidato tem de possuir vontade e dedicação.

 

E, então, se identifica ou possui alguma dessas certificações? Comente e compartilhe sua experiência conosco.

Comentários

  • (will not be published)